Liliana Buitrago, Coordenadora da Plataforma Latino-americana e Caribenha de Justiça Climática. Venezuela

Ecofeminista, investigadora e artivista na Colectiva Mucyt- Mujeres Cuerpos y Territorios na Venezuela, faz parte do coletivo Post Extractive Futures e é membro do Pacto Ecossocial e Intercultural do Sul (Pacto Ecosocial e Intercultural del Sur). Acompanha experiências de improvisações sonoras como cantora. É mestre em linguística com interesse em estudos críticos do discurso, movimentos sociais e transformações ecosociais. Tem participado em diversas experiências colectivas de defesa das sementes, justiça climática, amamentação humana, cuidado, economias solidárias e biodiversidade na Venezuela, contribuindo também em espaços de articulação internacional como a Plataforma Latino-americana e Caribenha de Justiça Climática e a Assembleia Mundial pela Amazônia.

Considera-se uma pessoa em constante aprendizagem ao lado de Amaru, de quem tem a grande tarefa de cuidar e ser mãe. Em Amigxs del M.A.R. centra-se na Coordenação de Projectos, proporcionando espaços de diálogo, organização, planificação e flexibilidade ao trabalho diversificado de todas as pessoas que compõem a equipa. Em relação aos seus estudos, está atualmente a fazer um doutoramento em psicologia na UPRRP. Continua a sonhar com a libertação emocional e colonial das ilhas de Borikén e das Caraíbas.

Erimar Landrón Irizarry, Coordenação dos Projectos Amigxs do M.A.R. Porto Rico.

Eric Albizu Díaz, Coordenação das Operações Amigxs del M.A.R., Porto Rico.

Atualmente trabalha como professor do ensino secundário. Colabora com a Amigxs del M.A.R. há mais de 10 anos. É licenciado em Ensino Superior, com especialização em História, e está a tirar um mestrado em Literatura Comparada.

Há mais de 20 anos Anabela Lemos e a JA! lutam contra projetos liderados por empresas que deslocam comunidades, degradam os meios de subsistência e intensificam as mudanças climáticas. A liderança da organização na “Campanha Diz Não ao Gás” chamou a atenção internacional para as violações ambientais e dos direitos humanos causadas pelos projetos de extração de gás natural liquefeito (GNL) no norte de Moçambique.

Anabela Lemos, ativista ambiental moçambicana e diretora da Justiça Ambiental! (JA!). Moçambique

Erika Mendes, Activista Social e Ambiental, Coordenadora de Impunidade Corporativa e Direitos Humanos, Justiça Ambiental (JA!)/ Amigos da Terra Moçambique.

Erika coordena o projecto de impunidade empresarial e direitos humanos. É a coordenadora regional para África do programa Justiça Económica Resistente ao Neoliberalismo na Friends of the Earth International e é membro da Campanha Global para Desmantelar o Poder das Corporações

Para ver o programa completo do 10º Encontro Nacional pela Justiça Climática, clica aqui.